Quando o assunto é desenvolvimento pessoal, precisamos lembrar que a evolução é um conceito sempre presente na vida humana. Desde a origem da vida, até os impressionantes avanços tecnológicos do Século XXI, ultrapassar barreiras faz parte da nossa genética.
É por isso que pessoas bem sucedidas possuem hábitos que contribuem na construção de pessoas melhores todos os dias, seja adquirindo conhecimento, ou encontrando novas formas de lidar com problemas comuns da vida pessoal e profissional.
Nesse artigo você conhece 5 desses hábitos que podem mudar (pra melhor, é claro!) a sua vida e a forma com que você lida com as suas tarefas diárias. Confira:
Leia constantemente
Seja um clássico favorito da literatura, ou a seção favorita do jornal que você assina, exercer o hábito da leitura também traz benefícios em outras áreas da sua vida, e promove a refinação do vocabulário, mais criatividade, e melhor funcionamento do cérebro em geral.
De acordo com um estudo publicado no jornal Daily Mail, a leitura previne a redução do funcionamento do cérebro, especialmente na velhice, reduzindo em até 30% as chances de doenças como Alzheimer.
E pra quem pensa que não gosta de ler: Com certeza existe algo importante para o seu desenvolvimento pessoal escrito em algum livro, matéria, ou estudo que você ainda não descobriu.
Entenda como o seu gosto literário funciona e estimule-o de acordo, já que o processo de encontrar essas informações valiosas faz parte da experiência como um todo. Então: mãos à obra!
Assista palestras e workshops
Uma das melhores maneiras de estimular o seu desenvolvimento pessoal é aprendendo com quem atingiu os objetivos que você almeja na sua área. E para encontrar essas pessoas, uma das alternativas é participar de palestras e workshops especializados.
O conceito de aprendizado através de especialistas não é algo novo, mas a disponibilidade desses eventos no mundo moderno (através da internet) pode ser uma grande aliada para sua evolução pessoal.
Hoje existem até mesmo canais de YouTube que disponibilizam palestras e workshops na íntegra, além das tão populares lives (transmissões ao vivo) que ficam registradas nesses respectivos canais.
Acorde cedo!
Um dos hábitos mais comuns entre pessoas bem sucedidas é o de acordar cedo. É claro que não existe nenhuma regra definitiva, mas essa parece ser uma tendência entre empresários de sucesso como Tim Cook, CEO da Apple e Jeff Bezos, fundador da gigante Amazon.
A motivação para esse hábito pode variar de pessoa para pessoa, mas um fato é comum: acordar cedo permite que você tenha uma visão melhor das suas tarefas diárias e de como irá executá-las nas próximas horas.
Se esse não é um costume que você já possui, tente começar aos poucos, diminuindo o horário em que você acorda em até 30 minutos até que você esteja acordando pelo menos 2 horas mais cedo do que antes.
Com essas horinhas a mais, você também pode introduzir tarefas não prejudiciais a sua rotina, como exercícios físicos ou até mesmo um tempo a mais em casa com a família.
Se exercite
E falando em exercícios físicos…destacar a importância deles pode parecer “chover no molhado”, mas o excesso de responsabilidades, ou até mesmo a falta de disposição para a prática pode estar atrapalhando o seu desenvolvimento pessoal.
A prática de atividades físicas é benéfica não só para o corpo, mas para a sua mente, já que promove:
- Mais disposição durante o dia
- Diminuição dos níveis de estresse e ansiedade
- Combate a insônia
- Diminuição dos riscos de doenças cardíacas
Se você não tem o costume de se exercitar, não tenha medo de pegar leve no início. Primeiro descubra o que funciona melhor pra você e para o seu corpo e quais são as atividades que mais te agradam. Que tal tirar a poeira daquela bicicleta que você não usa há anos? Pode ser um bom começo!
Introduza a meditação na sua vida
Muitas pessoas são céticas em relação aos benefícios da meditação, mas não existem dúvidas: ela funciona, e existem provas científicas! De acordo com uma revisão de estudos feita pela Universidade Johns Hopkins, meditar estimula melhoria em casos de depressão, ansiedade e até mesmo dores físicas.
A meditação não é nada mais do que uma reflexão interna, feita para reconhecer nossas sensações corporais e emocionais, e com o auxílio de técnicas de respiração, ela faz com que essa reflexão contenha menos ansiedade e impulsividade.
Essa “calma” que só o ato de meditar pode fornecer provavelmente se tornará um aliado definitivo para o seu desenvolvimento pessoal, já que permite reduzir o estresse diário e consequentemente tomar decisões mais conscientes e menos baseadas na emoção.
Se você nunca praticou, comece com esse rápido exercício quando sentir que precisa relaxar e diminuir o ritmo dos seus pensamentos:
- Sente-se em uma posição confortável
- Feche os olhos e relaxe o corpo
- Foque na sua respiração e na forma com que o ar entra e sai das narinas
- Não se preocupe com divagações ou devaneios
- Pratique por 5 minutos
Como em qualquer outra atividade, na meditação, apenas a prática leva a perfeição, portanto tente realizar esse exercício diariamente para notar os efeitos a longo prazo e aprender cada vez mais com a experiência.