Depressão e a Vontade de Fazer Nada – Como sair dessa situação?

como-sair-dessa-situacao

Não tenho mais vontade de fazer nada na minha vida. Eu só quero dormir”.

Eu não tenho mais vontade alguma de sair de casa”.

Eu não tenho mais vontade de sair da cama. O que posso fazer diante disso?

vontade-de-não-fazer-nada

Se você se identificou com alguma das frases acima, você pode estar em um estado depressivo.

É claro que eu não posso afirmar com certeza que você está em um quadro depressivo. Mas a partir do momento que você se reconheceu nas situações que foram descritas anteriormente, eu garanto que o risco de isso estar acontecendo é maior do que você imagina.

Por isso, eu digo que se você repete essas expressões com frequência, é preciso pedir ajuda. Ajuda profissional. E para te convencer disso, eu elaborei esse artigo.

O meu objetivo aqui é explicar porque esses sentimentos podem estar te dominando.

Você era uma pessoa ativa e, hoje em dia, não tem mais vontade de fazer nada?

Então, esse artigo foi feito especialmente para você.

Você quer saber o que pode estar por trás dessa sua falta de vontade de fazer alguma coisa na vida? Então, descubra lendo esse artigo logo em seguida.

Porque eu não tenho vontade de fazer nada – Causas e Consequências

Fazer-Nada

Esse estado de apatia, de neutralidade em relação a tudo o que acontece ao seu redor, pode ser mais perigoso do que você imagina.

De fato, esse sentimento de não querer fazer mais nada da vida não é nem um pouco benéfico. E nem poderia ser. Afinal, a nossa vida é para ser vivida. E ainda temos tantas coisas para viver e aproveitar nesse mundo que a vontade de fazer nada não pode e nem deve ser interpretada como algo normal. Não é natural ter esse sentimento, e eu vou te explicar o porquê.

A apatia extrema e que se prolonga por um longo período de tempo, junto a uma excessiva vontade de dormir, ou de pelo menos ficar na cama o dia todo, sem levantar para coisa alguma, nem mesmo para comer, pode ser um forte indício do início de um quadro depressivo.

E quando você sente tudo isso ao mesmo tempo, e ainda sente uma enorme vontade de fugir de tudo e de todos, a coisa pode ser ainda mais séria.

Além disso, esses sinais podem vir acompanhados de uma vontade frequente de chorar por qualquer coisa e por qualquer motivo a todo momento.

Em alguns casos, a vontade de fazer nada também está relacionada com os sentimentos frequentes de tristeza, angústia, fraqueza corporal e emocional, e até mesmo falta de apetite. E se isso está acontecendo com você, já passou da hora de procurar por uma solução.

Quanto antes você investir na busca de uma solução para esses problemas, melhor será para você. Principalmente porque, quando se trata de um transtorno depressivo, quanto mais rápido ele for descoberto, maiores são as chances de tratar com eficiência.

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Aqui, como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.

Conheça os postos e horários de atendimento.

Não tenho mais vontade de fazer nada – O que pode ser isso?

não estou afim_de_nao_fazer_nada

A grande maioria dos pacientes que sofrem de Depressão relatam essa vontade de fazer nada, junto a uma dificuldade muito grande de sair de casa para fazer qualquer coisa que seja.

Aliás, muitos desses pacientes declaram que não tem vontade nem mesmo de sair da cama. E que se dependesse delas, ficariam na cama para sempre.

De fato, não dá para dizer que esse é um sentimento normal de uma pessoa. Algo de muito errado está acontecendo, e ela precisa reconhecer o problema logo, antes que ele piore e se transforme em um estado patológico mais difícil de ser revertido.

A vontade de dormir em toda e qualquer oportunidade deve ser vista com mais atenção, e pode representar um pedido de ajuda por parte das pessoas que a sentem.

O grande problema é que as pessoas ao redor nem sempre percebem esse pedido de socorro e acabam achando que é normal que os outros sintam essa vontade de fazer nada, como se a apatia frequente não passasse de pura preguiça ou “pirraça” com a vida.

Esse estado de apatia combinado com a falta de vontade ou iniciativa para fazer alguma coisa na vida podem representar o início de um transtorno depressivo que, se não for tratado da forma correta, podem trazer consequências terríveis para a vida de uma pessoa. Dentre elas, o suicídio.

O excesso de sono, também conhecido como Hipersonia, é outro forte indício de que uma pessoa está sofrendo de Depressão. Por isso, é muito importante ficarmos atentos aos sinais, pois a depressão é uma doença e como tal, ela deve ser tratada.

Não Tenho Vontade de Fazer Nada – O Que Fazer para Mudar?

Em primeiro lugar, é preciso entender que alguns sintomas devem ser analisados e tratados por um médico especialista.

Com toda a certeza, apenas um profissional poderá te dizer se a sua vontade de fazer nada está relacionada com um possível quadro depressivo ou não.

Mas enquanto o momento da consulta com um especialista não chega, você pode tomar algumas atitudes para aliviar esse sentimento que está te dominando. Ou melhor, a falta desse sentimento. A falta de vontade.

Uma boa dica, nesse sentido, é puxar pela memória coisas que você gosta muito de fazer, mas que o seu atual estado te fez esquecer delas. Podem ser coisas simples como ir à praia ou assistir um filme no cinema. O importante é tentar fazer coisas que você sabe que te deixam mais empolgado, ou que pelo menos costumavam te empolgar antes. Quem sabe, essa não seja a oportunidade de se reencontrar com uma atividade que você tanto gostava de fazer.

Outra dica muito importante é não se isolar. Ou seja, permitir que as outras pessoas se aproximem de você. Não há problema algum em reconhecer e contar para as pessoas que você está nessa situação. São nesses momentos que a gente percebe que somos amados. E que existem sim pessoas que gostam de nós, embora não consigamos perceber isso sempre.

E um último conselho é se reconectar com os seus sonhos. Afinal, todos nós temos sonhos. E eles nos movem quando a gente menos imagina.

A motivação para sair dessa situação está aí dentro de você. Eu sei que você pode estar passando por um momento difícil. Mas se você chegou até esse artigo, é porque está à procura de uma solução. E essa atitude já é um grande passo para conseguir resolver o seu problema e acabar de vez com essa vontade de fazer nada que você tem sentido ultimamente. Tudo vai melhorar. Acredite nisso e seja uma pessoa mais feliz a partir de hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.