Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal – O que tem a ver?

empreendedor-brasileiro

O Empreendedorismo é, antes de tudo, uma atitude.

Mais do que qualquer outra coisa, o empreendedorismo é uma atitude em relação ao mundo. Tanto em relação ao mundo dos negócios quanto em relação às outras áreas da nossa vida.

O Empreendedorismo é uma atitude que leva uma pessoa a explorar sempre novas oportunidades, assumindo riscos e apostando em coisas novas sempre que isso for possível de ser feito.

Hoje em dia, esse tipo de Atitude Empreendedora é muito necessária para que não fiquemos parados no tempo. Ou seja, ultrapassados.

Até mesmo em um nível pessoal, o empreendedorismo é uma atitude eficiente para que uma pessoa tenha mais felicidade e poder de autorrealização.

Por isso, podemos dizer que Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal são dois conceitos que estão mais próximos do que você imagina.

Para saber mais sobre essa relação entre os conceitos de Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal, continue lendo esse artigo logo em seguida.

Empreendedorismo – Contexto Atual

A chamada Cultura do Empreendedorismo está em alta. E isso não vale apenas para as empresas.

Essa atitude que leva uma pessoa a encontrar oportunidades onde outras pessoas não encontraram é típica do empreendedor e tem sido cada vez mais valorizada para a vida pessoal dos indivíduos.

Falando especificamente do ambiente empresarial, nós já podemos comprovar que uma empresa precisa de uma cultura empreendedora por parte dos seus funcionários para sobreviver nesse mercado contemporâneo. Um mercado onde apenas os negócios que inovam e exploram novas possibilidades conseguem sobreviver a longo prazo.

No dia em que uma empresa acreditar que não precisa mais da cultura empreendedora, ela está destinada ao fracasso. Afinal, já não é mais possível ter longa vida no mercado sem empreendedorismo.

Foi-se o tempo em que a cultura empreendedora estava restrita aos pequenos negócios.

Hoje em dia, todo negócio precisa cultivar grandes empreendedores dentro da sua estrutura. Ou seja, deve contar com profissionais criativos que estão sempre dedicados a encontrar novas oportunidades para as empresas nas quais trabalham.

No mercado competitivo de hoje, a empresa que conseguir combinar empreendedorismo e inovação é aquela empresa que vai se diferenciar e garantir o seu espaço. Se a empresa não faz isso, dificilmente vai conseguir manter ou expandir o seu mercado.

Empreendedorismo – Contexto Social

empreendedorismo-brasil

No tópico anterior, eu falei sobre a realidade atual do Empreendedorismo e sua importância para as empresas. Mas e quando falamos da vida das pessoas? Será que o empreendedorismo continua assim tão importante quando falamos do campo pessoal e não do campo profissional?

Eu posso te garantir que a pessoa que consegue aplicar os princípios do Empreendedorismo para a sua vida pessoal tem mais chances de alcançar o sucesso não só na carreira, mas também em seus relacionamentos mais íntimos.

Antes de tudo, o empreendedor é uma pessoa que, em algum momento, decide desenvolver melhor as suas ideias e o seu potencial. E essa é uma ideia bastante válida e que, com o tempo, passou a ser aproveitada pelo conceito de Desenvolvimento Pessoal.

empreendedorismo-e-desenvolvimento-pessoal-o-que-tem-a-ver

Nós podemos, inclusive, dizer que um Empreendedor de Sucesso tem mais chances de ter uma vida pessoal também com muitas realizações. Pois há características de um empreendedor que contribuem para que esse profissional seja bem-sucedido em todas as áreas da sua vida, e não só para o trabalho em si.

Para a vida em sociedade, o empreendedorismo é também muito importante. Afinal, não podemos nos esquecer que muitos problemas que envolvem o convívio social são solucionados com propostas de empreendedores no meio da governança pública. Em algumas regiões mais específicas do mundo, os governantes se destacam por usarem o seu lado empreendedor para promoverem mudanças para a população. E é claro, por atingirem o sucesso com essas medidas.

Em resumo, o empreendedor é aquele profissional que vê oportunidades até onde todo mundo pensa que elas não existem de forma alguma. E o empreendedor só consegue fazer isso porque ele tem um sentimento de insatisfação em relação a alguma coisa.

Ou seja, é a partir de um incômodo que o empreendedor consegue ter novas ideias. E é exatamente isso que diferencia o empreendedor de uma pessoa comum.

Enquanto a pessoa comum enxerga uma realidade com a qual ela não concorda, mas não imagina nenhuma solução para mudar essa realidade, o empreendedor é aquele profissional que encontra essa mesma realidade e não descansa até encontrar uma solução que possa resolvê-la.

Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal

empreendedor-de-sucesso

Diante de tudo o que já foi falado até aqui, podemos concluir que as habilidades de um empreendedor podem ser diretamente relacionadas com o conceito de Desenvolvimento Pessoal.

Uma pessoa que consegue ver um problema e se esforçar para encontrar uma solução é uma pessoa que tem total capacidade de aplicar essa habilidade específica na sua vida pessoal.

Por isso, eu digo que o empreendedor é uma pessoa que já está a um passo à frente para garantir um maior Desenvolvimento Pessoal.

Esqueça essa ideia de que habilidades profissionais não são válidas para a nossa vida pessoal. Pois elas são tão válidas que até mesmo já são ensinadas. Vários autores da área do Empreendedorismo já estão usando os principais conceitos desse mercado para ajudar as pessoas a se desenvolverem no campo social e emocional. E essa é uma realidade que só tende a aumentar daqui para frente.

Agora que você já sabe qual é a relação existente entre Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal, diga na seção de comentários do post logo abaixo qual habilidade do empreendedor você acredita que mais pode ajudar uma pessoa a ter um melhor desenvolvimento pessoal? Até a Próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.