Há algum tempo atrás, Empreendedorismo era uma palavra desconhecida para a maioria das pessoas.
De fato, muitas pessoas não sabiam o que era Empreendedorismo. E muitas delas sequer tinham ouvido essa palavra na vida.
Hoje em dia, é claro que muitas pessoas ainda não sabem o que realmente Empreendedorismo significa. Mas pelo menos, esse é um termo que já é mais popular hoje do que era há alguns anos. E isso é importante de observar. Principalmente quando percebemos que, atualmente, o número de pessoas que são donas do próprio negócio é bem maior do que anteriormente.
Com o passar do tempo, e com cada vez mais pessoas abrindo um negócio próprio, a palavra Empreendedorismo passou a fazer mais parte do cotidiano das pessoas. E ainda bem que isso aconteceu. Afinal, empreender é uma jornada incrível que todo mundo deveria pelo menos conhecer.
Para saber mais sobre Empreendedorismo e o real conceito que está por trás dessa palavrinha mágica, continue lendo esse artigo logo em seguida.
Afinal, o que é Empreendedorismo?
Como eu disse na introdução desse artigo, houve um tempo em que quase ninguém falava sobre Empreendedorismo. No entanto, a realidade do mercado mudou, os profissionais foram adquirindo maior confiança, foram abrindo os seus próprios negócios, e hoje são muitas as pessoas que falam e discutem sobre como esse mercado funciona e tudo o que ele envolve.
Com o tempo, os empreendedores de sucesso foram compartilhando os seus conhecimentos com as outras pessoas. E dessa forma, outras pessoas puderam conhecer essa realidade de um empreendedor e como ela funciona. Não é à toa que muitos profissionais, todos os dias, começaram a planejar se tornarem empreendedores por influência desses profissionais já consolidados no Mercado de Novos Negócios.
Mas fica aqui uma pergunta…
Será que essas pessoas realmente sabem o que é Empreendedorismo?
É essa a pergunta que eu vou tentar responder aqui nesse artigo.
Hoje em dia, as pessoas costumam relacionar a palavra Empreendedorismo com aquele profissional que tem uma capacidade ímpar de resolver problemas, de encontrar novas oportunidades de mercado e, além disso, propor soluções inovadoras para a humanidade. E se você também pensa assim, você não está errado.
De fato, o termo Empreendedor está relacionado a esse perfil de profissional que tem facilidade para a resolução de problemas e para o encontro de oportunidades, seja qual for o Nicho de Mercado no qual ele atua.
No entanto, é claro que Empreendedorismo não é somente isso. É muito mais do que isso. É um conceito que vai além dessa realidade.
Em primeiro lugar, eu quero tirar essa ideia que muitas pessoas tem de que o empreendedor é necessariamente um empresário.
Nem todo empreendedor é um empresário. E da mesma forma, nem todo empresário é um empreendedor.
O Ser Empresário e o Ser Empreendedor são dois conceitos que são próximos no mercado, mas que tem significados diferentes.
Em outra oportunidade aqui no blog, eu posso falar sobre essa diferença entre o Empresário e o Empreendedor. Mas isso é um assunto para um próximo artigo. Por enquanto, vamos focar no conceito de Empreendedorismo para que você que está lendo esse artigo consiga entender de uma vez por todas o que, de fato, ele significa.
Empreendedorismo é uma característica.
É a habilidade que uma pessoa tem de identificar duas coisas muito importantes para qualquer profissional que quer se dar bem em qualquer mercado: um problema e uma oportunidade.
Ou seja, o empreendedor é aquele que tem essa capacidade de identificar um problema e uma oportunidade para que esse problema seja solucionado.
Empreendedorismo também se refere à capacidade do profissional para desenvolver soluções e investir recursos para criar algo que seja positivo para a sociedade.
O conceito envolve, mais do que a questão do negócio e seu lucro, uma missão social.
Essa Missão Social acontece a partir do momento em que o empreendedor encontra uma solução que pode mudar a vida das outras pessoas.
Isso significa dizer que, por mais lucrativa que seja uma ideia, o bom empreendedor é aquele que se preocupa com o que há para além do lucro, pensando também no impacto que a solução que ele encontrou pode gerar em um grupo social ou comunidade.
Por isso, Empreendedorismo pode ser um negócio, um projeto, ou até mesmo um movimento.
O que importa é que a criação do empreendedor gere, em alguma medida, mudanças reais no cotidiano das pessoas, bem como algum impacto na realidade delas.
Empreendedorismo – Saiba Mais
No século passado, o economista Joseph Schumpeter já alertava os seus leitores sobre essa relação entre Empreendedorismo e Inovação.
De acordo com Joseph Schumpeter, estes são dois conceitos que estão diretamente relacionados.
Ele defendia que o empreendedor é um profissional responsável por promover novas combinações entre a criação de um novo produto ou serviço e um método de produção. E que a partir dessa combinação, esse profissional deve conseguir abrir as portas para um novo mercado ou, no mínimo, explorar novos caminhos para um mercado que já existe. Nesse artigo, você aprendeu o que é Empreendedorismo. Espero que, a partir de agora, as suas dúvidas sobre esse conceito tenham sido solucionadas. Para conferir mais conteúdos sobre esse assunto, continue ligado aqui no blog e não perca as novas atualizações!